Dicas

  • 11/07/2019
  • por Tatiana Bileski

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo está situado a 60 quilômetros ao sul da capital baiana Salvador. Faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, apenas três delas habitadas. É distrito do município de Cairú, ilha do arquipélago de Tinharé que tem conexão com o continente.

Com praias paradisíacas de águas claras e areia branca, além de coqueirais e mata atlântica, compõe o cenário perfeito para os visitantes deste paraíso. Em Morro de São Paulo as praias são conhecidas por ordem numérica: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta praia ou Praia do Encanto como também é chamada. Cada uma das praias tem sua história, trajetória e característica que oferecem diferentes opções para o turista.

Em Morro de São Paulo não existem carros, isso propicia um ambiente tranqüilo e relaxante longe da correria e agitação das metrópoles. Apenas um trator passa pela vila durante todos os dias de manhã para recolher o lixo. Existe ainda uma ambulância do posto de saúde que em alguma eventualidade também entra na vila. Os hotéis da Quarta e Quinta Praia também têm carros para facilitar o acesso à vila de seus hospedes. O trajeto é feito por uma rua paralela a praia, portanto o turista não os vê. Os passageiros desembarcam no receptivo situado atrás da Segunda Praia.

Apenas duas cidades oferecem acesso a Morro de São Paulo, Salvador e Valença. O que vai influenciar é qual das 03 formas de como chegar em Morro de São Paulo é que você vai escolher. Chegando a Salvador terá que optar entre as vias aérea, semiterrestre e marítima.

As opções de Transfer Aéreo, Transfer Marítimo ou Transfer Semiterretre têm o tempo de viagem bem diferentes um do outro. Seus valores também variam bastante. É preciso se informar quanto aos horários do transfer desejado, pois seus horários são limitados; ou seja, antes de comprar suas passagens até Salvador – sejam elas transfer aéreo, transfer marítimo ou transfer semiterrestre – considere as possibilidades de como chegar a Morro de São Paulo ainda no mesmo dia. Se você chegar à capital baiana às 13 horas, terá apenas as opções de transfer semiterrestre ou transfer aéreo. Pois o último Transfer Marítimo (catamarã e lancha) parte para Morro de São Paulo às 14:30 horas, sai do centro de Salvador, no Terminal Marítimo próximo ao Mercado Modelo, e você não terá tempo hábil para chegar a tempo de embarcar. Do Aereoporto de Salvador até o Centro de Salvador é em média 1h de viagem, às vezes até pode demorar 1h e 30min se houver muito trânsito.

 Morro de São Paulo