Dicas

  • 04/07/2019
  • por Tatiana Bileski

Descubra o que é que a Bahia tem

Não é por acaso que o mar da Bahia foi devidamente transformado em literatura, música e poesia por dezenas de pessoas como Dorival Caymi e Jorge Amado. O estado possui o maior litoral entre todas as 27 unidades federativas do Brasil, com mais de 1000 km de extensão. 

Entre os destinos litorâneos mais procurados por quem visita as terras baianas está a Praia do Forte. Ela fica no pequeno município de Mata de São João, localizado na Grande Salvador e há apenas 80 km de distância da capital – ou cerca de uma hora e meia de carro. 

Não faltam atrações na Praia do Forte mesmo que Mata de São João seja pequena e tenha menos de 50 mil habitantes. É o turismo que move a região, que sempre foi uma vila de pescadores – como parece ser o caso da maioria dos principais paraísos litorâneos do Brasil.

Apesar do nome no singular, o turista pode visitar até seis praias diferentes distribuídas em 14 km de litoral enquanto estiver na Praia do Forte. Em toda a região, a vegetação que domina é a de coqueirais, fazendo com que seja conhecida como a Costa dos Coqueiros

E não é só com sol, mar, sombra e água fresca que pode se divertir o turista que viaja para Mata de São João e a Praia do Forte. O ecoturismo também é muito forte no município, que possui uma das sedes do Projeto Tamar – dedicado a preservar as tartarugas-marinhas que chegam na praia para fazer a desova, entre setembro e março, todos os anos.

O Tamar se dedica a pesquisar, proteger e divulgar cinco espécies de tartaruga ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. O Centro de Visitantes do projeto, pertinho do Farol Garcia D’Ávila, explica ao turista como funciona tudo e ainda possui uma loja com lembrancinhas para venda.

Onde se hospedar

Primeira coisa que você precisa saber é que eles são dois hotéis distintos: Iberostar Praia do Forte & Iberostar Bahia. Mas o Bahia fica na Praia do Forte. Eles ficam no mesmo complexo, fazem parte da mesma rede de hotéis e estão separados por uma distância relativamente pequena.

Quem está no Iberostar Praia do Forte pode usufruir da infraestrutura do Bahia. Quem está no Bahia tem acesso restrito a algumas partes do hotel Praia do Forte. De qualquer maneira, ambos são excelentes e você não vai querer sair deles!

Iberostar Praia do Forte:

  • 5 estrelas
  • 6 restaurantes, sendo eles: asiático, italiano, brasileiro, francês e dois restaurantes buffet que servem pratos variados (carnes, peixes, frutos do mar, massas, pizzas, culinária baiana etc.).
  • 2 bares, sendo um deles molhado, um café e uma discoteca.
  • 6 piscinas, sendo uma delas infantil com um mini toboáguas.
  • SPA, academia e campo de golf.
  • Copa do bebê, espaço kids para crianças de 4 a 12 anos, parquinho infantil na areia e serviço de babá com custo adicional.

Iberostar Praia do Forte

Iberostar Bahia:

  • 5 estrelas
  • 5 restaurantes sendo eles: asiático, francês, especialidade em frutos do mar e dois restaurantes buffet que servem pratos variados (carnes, peixes, frutos do mar, massas, pizzas, culinária baiana etc.).
  • 2 bares sendo um deles molhado, um café e uma discoteca.
  • 3 piscinas sendo uma delas mais agitada e a outra com prainha nas bordas. Há uma piscina pra bebês também.
  • SPA, academia e quadra de tênis.
  • Copa do bebê, espaço kids para crianças de 4 a 12 anos, espaço do bebê na área da piscina, parquinho infantil na areia e serviço de babá com custo adicional.

Iberostar Bahia